sábado, 9 de junho de 2012

COMO SURGIU O TIME CORINTHIANS

  O Sport Club Corinthians Paulista nasceu da vontade de cinco operários do Bairro do Bom Retiro, em São Paulo, de organizar um time de futebol. No dia 1º de setembro de 1910, eles se reuniram para discutir que nome teria o clube. Primeiramente pensaram em Santos Dummont, mas impressionados com um time inglês que havia jogado em São Paulo, o Corinthian Casuals, preferiram usar o mesmo nome. As reuniões eram realizadas sempre na casa de Miguel Bataglia, primeiro presidente do clube, mas como o número de participantes crescia a cada dia, elas passaram a acontecer numa confeitaria, considerada a primeira sede do Corinthians.
  As cores preto e branco só começaram a ser usadas depois de um tempo; no início, o uniforme era creme com frisos pretos, mas por causa das lavagens, acabava desbotando e os dirigentes preferiram mudar o bege para o branco. O símbolo oficial do Corinthians, o mosqueteiro, teve origem em 1913. Neste ano, houve uma cisão no futebol que levou vários times a criar a Associação Paulista de Esportes Atléticos.
  Com esse rompimento, só ficaram três times na Liga Paulista, conhecidos como os três mosqueteiros. O Corinthians acabou entrando também na liga, ficando assim como o quarto mosqueteiro. Depois de quatro anos de existência, em 1914, o Corinthians conquistou seu primeiro título, invicto. Faziam parte do time campeão Sebastião, Fúlvio e Casimiro II, Police, Bianco, César, Américo, Peres, Amílcar, Aparício e Neco.
  Em 1919, o Corinthians se mudou para um terreno na Chácara da Floresta, na Ponte Grande e, neste mesmo ano, venceu o Sulamericano, a primeira vitória no exterior. Em 1922, ano do Centenário da Independência, o Corinthians sagrou-se "campeão brasileiro" após vencer o Paulista e derrotar o América F.C, campeão do título no Rio de Janeiro.   Como naquela época praticamente só existia futebol nas duas capitais, vencer o campeão do Rio significava praticamente ser campeão do Brasil.   Quatro anos depois da conquista, o Corinthians comprou o Parque São Jorge, que precisou passar por uma série de reformas até ser inaugurado em 22 de julho de 1928. Mesmo com tantos anos e disputas, só em 1990 o timão conquistou seu primeiro campeonato brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário